WHOCCWorkForce

Program & Activities

“A regulação dos profissionais de Saúde na União Europeia: as experiências de Alemanha, Portugal, Espanha e do Reino Unido”

Data: 19/04/2013

Lugar:  Instituto  de  Higiene  e  Medicina  Tropical  (IHMT),  Universidade  Nova  de
Lisboa, Rua da Junqueira, 100, Lisboa Portugal

Organização: The WHO Collaborating Center for Health Workforce Policy and Planning (WHOCC-IHMT) com apoio da Fundação Friedrich Ebert (FEF).

Público-alvo: decisores políticos, educadores e gestores do sector da saúde em Portugal: Ministérios da Saúde e da Educação, Administrações públicas, Ordens e Associações profissionais e instituições educativas.

Contexto: Em tempos de crise económica e financeira, é crítico que os sectores da saúde mantenham a sua capacidade para oferecer serviços de qualidade de uma forma eficiente. A forma como o trabalho dos profissionais da saúde é regulado pode facilitar ou ser um obstáculo para atingir esse objetivo. A regulação frequentemente abrange o âmbito da prática das várias categorias de profissionais, os seus processos, formação e treino, o número de estudantes admitidos nas diferentes carreiras, a entrada no mercado de trabalho, as normas e standards da prática profissional e as suas condições de trabalho.

Porquê assistir? Esta conferência representa uma oportunidade para rever as experiências dos outros países da UE nestes temas e para refletir sobre as lições que podem ser aprendidas, de forma a ajudar a garantir que os cidadãos Portugueses continuem a ter um acesso equitativo a serviços de saúde de alta qualidade, produzidos de forma eficiente.

Programa:

8:30: Inscrição
9:00: Introdução ao tema da conferência: Reinhard Neumann (FEF), Paulo Ferrinho (Director IHMT), Gilles Dussault (Director WHOCC)
9:15: A regulação dos profissionais da saúde no Reino Unido e na Alemanha
Facilitador: Maria de Belém Roseira, ex-Ministra de Saúde, Presidente do Conselho Consultivo do IHMT.

• Niall Dickson, Chief Executive, General Medical Council, UK
  • Ellen Kuhlmann, Guest Professor de Políticas de Saúde e Serviços, University of Siegen, Germany

2 Apresentações (30 minutos) e discussão

10:45: Pausa
11:15: A regulação dos profissionais da saúde em Espanha e em Portugal
Facilitador: Luís Lapão (WHOCC- IHMT)

• Beatriz Gonzalez Lopez-Valcarcel, Universidade de Las Palmas, Espanha
  • Marta Temido, WHOCC- IHMT, Lisboa, Portugal

2 Apresentações (30 minutos) e discussão

12.45: Síntese e conclusões: Inês Fronteira (WHOCC- IHMT)
13:00: Almoço
14:00: Painel e discussão (em Português):
Facilitador: Jorge Simões, Presidente, Entidade Reguladora da Saúde), Portugal

• Maria Arminda Costa, Presidente, European Federation of Nursing Educators;
  • Raquel Rego, Investigadora, Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS), Universidade Técnica de Lisboa;
  • Filipa Marques, Diretora do Departamento Jurídico da Ordem dos Médicos Dentistas e Assessora Jurídica do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP)
  • Tiago Correia, Lecturer, Lisbon University Institute (ISCTE-IUL)

4 comentários (10 minutos) e discussão aberta (80 minutos)

16.00: Síntese e conclusões: Paulo Ferrinho, Director, IHMT