Estes são os principais temas sobre os quais o Centro Colaborador exerce a sua atividade.
Fig. 1 Os Temas do Centro Colaborador
Planeamento Estratégico
Fomento da atração, retenção e distribuição de talento nos vários serviços de saúde através de modelos colaborativos de trabalho inter, intra e multi profissional, assegurando a saúde e bem-estar da força de trabalho em condições de trabalho que promovam a satisfação, motivação e envolvimento dos profissionais na tomada de decisão.
Análise do Mercado de Trabalho
Balanço entre entradas e saídas tendo em consideração dinâmicas do setor da educação e procura do mercado de trabalho, a atratividade das carreiras profissionais, a competitividade dos empregadores públicos e privados, o mercado global, a manutenção e mudança do local de trabalho, motivos de abandono do trabalho por mudança de profissão, por reforma ou migração e desigualdades no acesso e progressão na profissão.
Planeamento Prospetivo e Previsão
Previsão da necessidade de recursos humanos através de critérios de disponibilidade, acessibilidade, aceitabilidade e qualidade.
E-saúde, IA e Sistemas de Informação
Análise do impacto da evolução digital e tecnológica na inovação e na qualidade do trabalho dos profissionais de saúde (Robótica, 5G, Iots, Inteligência Artificial, Transformação Digital, Realidades Híbridas, etc) .
Qualidade & Inovação
Avaliação da qualidade e inovação na formação dos profissionais de saúde e segurança da prática assistencial em saúde.
Uma Só Saúde
Abordagem unificadora que equilibra e otimiza a saúde das pessoas, animais e ambiente e avaliação dos impactos para a saúde pública.
Emergências de Saúde Pública
Acompanhamento do trabalho realizado pelos recursos de saúde em zonas de conflito, ajuda humanitária, surtos e na prevenção de acontecimentos que fragilizem a robustez dos sistemas de saúde.